ERP é a sigla em inglês para Enterprise Resources Planning. No Brasil, a sigla ficou conhecida por diferentes nomes, como sistema de gestão, sistema de gestão empresarial e sistema integrado de gestão.
Um sistema ERP é responsável por tornar processos de gestão mais eficientes ao fazer com que sejam integrados e automatizados. Por exemplo, com ele ao realizar uma venda, o produto automaticamente sai do seu estoque e a nota fiscal é emitida.
Com um sistema de gestão ainda é possível realizar o cadastro de clientes, produtos, funcionários e fornecedores, ter uma visão facilitada sobre seu estoque e financeiro e estar em dia com questões contábeis. Assim, o dia a dia de uma empresa fica mais organizado e é possível ter mais previsibilidade sobre a gestão.
Além disso, existem diferentes tipos de sistemas ERPs no mercado, alguns são generalistas e possuem funcionalidades que grande parte das empresas irão precisar. Outros são focados em atender apenas um segmento de negócio, como pet shops, oficinas mecânicas ou a indústria.