10 coisas que aprendi com Sam Walton

10 coisas que aprendi com Sam Walton

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O cara de quem eu vou falar hoje nasceu em Oklahoma, EUA em 29 de março de 1918 e faleceu em 1992, o ano em que minha filha nasceu.

Ele criou a maior rede varejista do mundo e uma segunda rede que recebeu tanto destaque como a primeira. Ele se tornou o patriarca de uma das famílias mais ricas do mundo, a família Walton.

Eu estou falando de Samuel Moore Walton, criador do WalMart e Sam’s Club.

Neste post, eu vou falar sobre 10 Coisas que Sam Walton me ensinou e que podem servir pra você também.

 

 

 

1  – Comprometa-se com o seu negócio

Você precisa acreditar em seu negócio mais do que qualquer pessoa e, por conta dessa crença, superar cada deficiência com paixão e investimento em desenvolvimento pessoal, para sempre dar o melhor de sí.

 

2 – Trate seus associados clientes e colaboradores como parceiros de negócios

Assim todos lhe tratarão também como parceiros e terão reciprocidade com você. Não se preocupe com uma ou outra deslealdade que você venha sofrer. Acreditar e criar oportunidades para todos, ainda é a melhor forma de atrair pessoas boas.

 

3 – Motive seus parceiros de negócios

Dinheiro e participação nos lucros nem sempre é suficiente para manter uma equipe motivada. Estabeleça meta altas, estimule a competição e meça a performance. Mantenha todos na expectativa de que metas batidas significam boas recompensas, e faça isso consistentemente.

 

4 –  Comunique tudo o que puder

Quanto mais souberem sobre o negócio, mais compreenderão e se importarão. Se não confiar em seu time eles não darão o melhor. Então confie e compartilhe. Não se preocupe com aqueles que irão tentar roubar suas ideias ou aprender para depois concorrer com você. Se a motivação deles estiver errada, ou se começarem do jeito errado, a tendência é que não se sustentem no longo prazo.

 

5 – Reconheça o bom trabalho a favor de sua empresa

Dinheiro compra lealdade? Sim até compra por um tempo. Mas reconhecimento é a  melhor moeda que nós podemos usar quando se trata de equipe. Nada substitui um reconhecimento sincero. É uma moeda gratuita, mas vale uma fortuna.

 

6 – Ouça com atenção a todos na empresa

Estimula as pessoas a falarem sobre os problemas que observam no dia a dia. Quem está na linha de frente e em contato com os clientes, descobre coisas muito úteis sobre o negócio que, se compartilhadas com a liderança, ajudam a melhorar processos, reduzir custos e fazer a empresa cada vez melhor.

 

7 – Exceda a expectativa de seus clientes

Se você encontrar uma maneira de fazer seu cliente perceber que está recebendo um pouco mais do que pagou seja em serviço, em qualidade ou em atendimento diferenciado, ele sempre voltará. Seus clientes precisam saber que são importantes para você, por meio de atitudes e coisas que você faz por eles e não apenas por um cartaz e um texto bonitinho na propaganda da empresa. Se precisar, corrija os erros, peça desculpas e não fique arranjando pretextos para erros que poderiam ter sido evitados. Sam Walter escreveu duas palavras que até hoje norteiam o negócio do WalMart: Satisfação Garantida!

 

8 -Seja melhor que a concorrência em custos

Procure eficiência operacional máxima e assim você sempre poderá se recuperar caso uma ou outra operação fique deficitária por um tempo. Mas não adianta nada você ser brilhante, mas ineficiente ao perder de vista os resultados e lucros. Isso leva a empresa a falência.

 

9- Nade contra a correnteza

Ignorar o convencional pode lhe dar uma vantagem competitiva. Fazer igual a todo mundo nem sempre vai te ajudar. Encontre nichos de mercado novos enquanto todos estão olhando para o outro lado, e esteja preparado para ouvir um monte de gente dizendo que isso não vai dar certo. Acredite em sua intuição.

 

10 – Tenha um time de guerreiros

Trabalhar muito, ter metas desafiadoras e pessoas dispostas a lutar com você as lutas que a empresa precisa vencer é o segredo do sucesso.

Contam que durante um período de crise nos EUA Sam Walter reuniu sua equipe e disse: “Pessoal, tem uma crise acontecendo lá fora, mas eu quero avisar a todos que nós não vamos participar dela”.

 

Estas foram as 10 coisas que aprendi com Sam Walter criador do WalMart que é reconhecido como o maior varejista de todos os tempos.  Agora que você também sabe estas coisas, convido a me ajudar a espalhar conhecimento sobre empreendedorismo e negócios.

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Cido Rodrigues

Cido Rodrigues – É administrador de empresas com especialização em Marketing. Se especializou em Life, Executive e Business Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching com certificação internacional pelas Graduate School of Master Coaches, Behavial Coaching Institute (BCI) e Institute Coaching Council (ICC). Fundador e diretor da Spar Comunicação, a Criativitate Comunicação. Fundou em 2013 a Consultoria Negócio Efetivo que visa ajudar empreendedores a saírem da armadilha do "auto emprego" e atualmente, é membro do Conselho do SESI/SENAI, Coodenador no NJE- Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP, e participa ativamente do Rotary, ERN Group entre outras organizações de apoio a negócios e empreendedorismo.

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