10 coisas que aprendi com Amador Aguiar e ele não sabe que me ensinou

Home / Sem categoria / 10 coisas que aprendi com Amador Aguiar e ele não sabe que me ensinou

10 coisas que aprendi com Amador Aguiar e ele não sabe que me ensinou

Ele foi empresário e banqueiro de grande relevância para nosso país. Foi presidente e principal acionista de um dos maiores bancos privados da América Latina, o BRADESCO. 

Quando comentei com minha amiga Dra Kátia Rachel Char, minha dentista, que eu estava estudando a vida de Amador Aguiar, para gravar escrever um artigo ela revelou que não só o conheceu e que também o atendeu algumas vezes quando ainda era recém formada e atuava na Fundação Bradesco, e não economizou elogios.

Disse que ele apesar de ser um homem poderoso, fazia questão das coisas simples e era atendido no mesmo ambulatório onde os funcionários mais simples do Bradesco também eram atendidos. Na opinião dela se tivesse que defini-lo em uma frase, esta frase seria: UM GRANDE SER HUMANO.

De origem humilde e com pouco estudo, foi um dos grandes empresários brasileiros dignos de toda admiração, respeito e gratidão, pelo legado que deixou.

Sua fortuna e fama foi construído com trabalho duro e disciplinado. Era de poucas palavras e poucos amigos, mas valorizava a lealdade. Em sua visão de empreendedor não tinha espaço para a preguiça, trambiques ou malandragens.

Veja então as 10 coisas que aprendi com Amador Aguiar e ele não sabe que me ensinou.

1 – Sua origem não é o seu destino

Amador Aguiar nasceu em Ribeirão preto em fevereiro de 1904 e chegou a trabalhar na lavoura e em trabalhos braçais diversos. No entanto nunca deixou de aprender e evoluir, para estar preparado para novos trabalhos.

 

2 – Você sempre pode empreender onde você está

O mito de que você precisa pedir demissão se quiser ser um empreendedor de sucesso é completamente destruído quando olhamos a história de Amador Aguiar.  Ele começou sua carreira de bancário aos 22 anos no Banco Noroeste em uma agência do Interior de São Paulo, no nobre cargo de office boy, e com sua dedicação chegou a gerente da agência… O resto da história você já deve desconfiar.

 

3 – Diversifique sempre

A perspicácia do empresário e banqueiro o levou a ter participação em outros negócios. Além de ser proprietário de fazendas, teve participação em empresas como Companhia Antartica Paulista, Porto Seguros, Cia Comercial de Café São Paulo Paraná entre outras.

 

4 – Você pode ser rigoroso e sério com seu trabalho e sua equipe, sem perder a humanidade

 

Amador Aguiar, não tinha um gênio fácil de lidar. Era exigente com sua equipe e consigo mesmo, ao ponto de mesmo podendo ostentar por conta do império que construiu levava uma vida espartana e sempre apoiava os mais humildes.

 

5 – Valorize os jovens e dê oportunidade para que aprendam uma profissão

Um dos maiores legados de Amador Aguiar foi a Fundação Bradesco que oferecia ensino de alta qualidade para jovens filhos dos funcionários e jovens carentes de Osasco e Região, onde ele inaugurou a Cidade de Deus, com casas ocupadas na época por colaboradores do seu Banco. Eu tive a oportunidade de visitar a Cidade de Deus algumas vezes na época que trabalhei nos correios e fazia entregas de malotes. No final dos anos 80 aquilo era algo impressionante de se ver o valor que a empresa dedicava aos seus colaboradores.

 

6 – Mais trabalho e menos ostentação

Uma prática da maioria das pessoas que constroem fortunas, é o hábito de economizar, que inclusive é uma das 16 Regras do Sucesso de Napoleon Hill que ensina que as pessoas bem sucedidas tem o hábito de economizar.

 

7 – Acordar cedo e trabalhar

Segundo Amador Aguiar, esta regra vale para uma casa uma empresa ou um país. Antes de trabalhar 4 horas por dia como propões Tim Ferriss em seu best seller, você terá que trabalhar muito para preparar o ambiente e ter esta condição.

 

8 – Só o trabalho pode produzir riquezas

As pessoas lhe pagarão pelo que você faz, e não pelo que você diz que faz ou pelo quem você é. Entregar valor ao mundo, ajudando as pessoas a resolver problemas é o segredo dos campeões.

 

9 – Faça um pé de meia para a velhice

Amador Aguiar era previdente. Ele sabia ganhar dinheiro, mas também sabia guardar. Ao morrer deixou uma enorme fortuna, que inclusive virou uma briga na justiça entre os herdeiros, com vários desdobramentos.

 

10 – Tenha coragem de fazer o que você quer fazer

Amador Aguiar teve uma trajetória gloriosa como empresário e em sua velhice foi taxado de velho, demente e manipulado, por ter resolvido em testamento, deixar toda sua fortuna para sua última mulher.

Mesmo a família brigando na justiça, pela fortuna do maior nome por trás do sucesso do Bradesco, o fato é que ele viveu intensamente a vida e terminou sua jornada por aqui…podendo dizer uma frase imortalizada por Frank Sinatra em My Way: I did it my way. Eu fiz do meu jeito!

Cido Rodrigues
Cido Rodrigues
Cido Rodrigues – É administrador de empresas com especialização em Marketing. Se especializou em Life, Executive e Business Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching com certificação internacional pelas Graduate School of Master Coaches, Behavial Coaching Institute (BCI) e Institute Coaching Council (ICC). Fundador e diretor da Spar Comunicação, a Criativitate Comunicação. Fundou em 2013 a Consultoria Negócio Efetivo que visa ajudar empreendedores a saírem da armadilha do "auto emprego" e atualmente, é membro do Conselho do SESI/SENAI, Coodenador no NJE- Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP, e participa ativamente do Rotary, ERN Group entre outras organizações de apoio a negócios e empreendedorismo.
Recent Posts

Leave a Comment

Receba nossoEbook Gratuito

10 poderosas sacadas de aplicação imediata na vida e nos negócios

You have Successfully Subscribed!