10 Coisas que aprendi com Akio Morita e ele não sabe que me ensinou

10 Coisas que aprendi com Akio Morita e ele não sabe que me ensinou

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Janeiro de 1921 em Nagoya, Japão, nascia Akio Morita, que foi inventor, empresário e fundador da Sony Corporation.

Foi por causa da Sony que o mundo teve acesso ao primeiro gravador de vídeos doméstico, o walkman em 1979 que tornou possível a música portátil pela primeira vez no mundo.

Em 1949 a Sony desenvolveu o gravador em cassete, em 1950, venderam o primeiro gravador de áudio, em 1957 venderam o primeiro rádio de bolso com transistor, em 1960 a primeira Televisão com transistor.

Akio Morita ensinou muito sobre empreendedorismo, com suas atitudes, sua visão inovadora e pioneirismo em muitas áreas.

Aqui estão as 10 coisas que aprendi com Akio Morita fundador da Sony Corporation, e ele não sabe que me ensinou.

1 – Acredite em você

Sempre haverá pessoas tentando destruir suas expectativas. Akio Morita rompeu com a tradição familiar que eram produtores de saquê, para apostar em seu sonho e criar uma das marcas mais reconhecidas da história.

2 – Não há problemas em começar pequeno

A gloriosa história da Sony corporation começou em um prédio semidestruído pelos bombardeios da segunda guerra mundial e 350 dólares de investimento. Se você quer empreender, encontre um jeito, aconselhou Morita.

3 – Tenha um bom nome

Morita percebeu que o nome Tokyo Telecommunications Enginnering Corporation, não ia “pegar” nos Estados Unidos onde pretendia distribuir seus produtos. Aí ele rebatizou a empresa como Sony, inspirado na palavra “sonus”que significa som em latim. Um nome mais sonoro, mais curto e que fez toda a diferença. Então se precisar mude o nome, mude a marca, mude tudo!

4 – Siga seu instinto

Akio Morita ensina que boas ideias nascem de observar como as pessoas vivem, para ter ideias de coisas que elas podem querer para facilitar suas vidas. Então ver como as pessoas vivem, trabalham, consomem e se relacionam, pode lhe dar muitos insights legais para você inovar.

5 – Não tenha medo de errar

Quanto mais erros e quanto mais rápido cometê-los, mais experiência você vai ter para construir seu sucesso. Então comece agora com o conhecimento que você tem, em medo dos erros e das críticas. Errar tentando acertar é a melhor a maneira de descobrir como algumas coisas não funcionam e fazer diferente da próxima vez.

6 – Foco em qualidade

Não existe publicidade no mundo que sustente no longo prazo um produto ou serviço ruim. Então temos que sempre se perguntar. Isso é o melhor que podemos entregar? Busque a excelência sempre e as pessoas irão reconhecer o esforço do seu trabalho e do seu serviço.

7 – Encontre um jeito de chamar atenção

Não fazia muito tempo que a segunda guerra tinha acabado, e a Sony, ao inaugurar sua primeira loja nos Estados Unidos, colocou uma grande bandeira Japonesa. O resultado foi boca a boca, jornalistas interessados e muita curiosidade em torno dos produtos da marca. Originalidade, riscos e ousadia geralmente produz muita publicidade gratuita.

8 – Se não existe um mercado crie o seu

O melhor jeito de ganhar muito dinheiro é fazer as pessoas perceberem necessidades que elas nem sabem ainda que tem e criar um produto que satisfaça essa necessidade. Akio Morita, inovou criando produtos para mercados que não existiam e seu pioneirismo fez da Sony a marca poderosa que é, até os dias atuais.

9 – Você vai fracassar, mas continue tentando

Akio Morita viu seu primeiro produto fracassar, mas seguiu em frente. O pior erro de empreendedores iniciantes é ficar no chão na primeira queda. Então lembre-se que devemos ir adiante quando algumas coisas “ainda”não deram certo.

10 – A curiosidade é a chave da criatividade

Morita era engenheiro e adorava saber como as coisas funcionam. Ser curioso sobre tudo que permeia ou afeta seu mercado vai fazer você ter muitas ideias. E é na abundância de ideias que surgem as grandes transformações que o mundo precisa. Então para ser cada vez mais eficiente no seu mercado, descubra tudo o que puder sobre ele.

Cido Rodrigues

Cido Rodrigues – É administrador de empresas com especialização em Marketing. Se especializou em Life, Executive e Business Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching com certificação internacional pelas Graduate School of Master Coaches, Behavial Coaching Institute (BCI) e Institute Coaching Council (ICC). Fundador e diretor da Spar Comunicação, a Criativitate Comunicação. Fundou em 2013 a Consultoria Negócio Efetivo que visa ajudar empreendedores a saírem da armadilha do "auto emprego" e atualmente, é membro do Conselho do SESI/SENAI, Coodenador no NJE- Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP, e participa ativamente do Rotary, ERN Group entre outras organizações de apoio a negócios e empreendedorismo.

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