10 coisas que aprendi com Abílio Diniz e ele não sabe que me ensinou

10 coisas que aprendi com Abílio Diniz e ele não sabe que me ensinou

Rate this post

10 coisas que aprendi com Abílio Diniz e ele não sabe que me ensinou

O próximo grande empresário da minha série é o brasileiro Abilio dos Santos Diniz, paulistano, nascido em dezembro de 1936.

Empresário hábil, Abilio Diniz tem seu nome, seu espírito empreendedor e sua capacidade de liderar e inspirar pessoas atrelado aos resultados de empresas como BRF, Península participações, Pão de Açúcar, Extra, Atacarejo, Assaí Ponto Frio, Casas Bahia entre outras operações empresariais que, de alguma forma receberam sua influência direta ou indireta.

Aqui estão as 10 coisas que aprendi com Abílio Diniz e ele não sabe que me ensinou:

1 – Aprender sempre é a melhor maneira de continuar a crescer

Diniz ensina que devemos buscar ser hoje, melhor do que ontem e amanhã, melhor do que hoje. Se levarmos este conceito para a vida e para os negócios, o crescimento é certo.

2 – Comece amando o que você já tem

Pensar grande é importante, mas temos que ser gratos e amar o que já conquistamos. Isso nos dará energia e contentamento para enfrentar novas e melhores fases que certamente virão para quem valoriza o trabalho e aquilo que já conquistou, sejam grandes ou pequenas coisas.

3 – Valorize mais os exemplos do que os “padrinhos”

Perder tempo esperando alguém fazer por você o que você mesmo poderia fazer, ou ficar a sombra de terceiros esperando que lhe apoiem pode fazer você perder muito tempo.

Abilio Diniz tem origem em família modesta, assim como a grande maioria de nós brasileiros. Seu pai veio de portugal e morreu em 2008,  começou a vida trabalhando em uma padaria.

Seu conselho é que a gente procure se inspirar e modelar pessoas que admiramos e que ensinam principalmente pelo seu exemplo.

4 – Busque referências

Não só no Brasil, mas no mundo inteiro, temos uma absoluta falta de bons exemplos e referências para que os jovens possam se inspirar.

5 – Valores ensinam mais que palavras

Diniz ressalta que são valores sólidos demonstrados em atitudes é que melhora o aprendizado das pessoas.

Entre valores importantes para Abilio Diniz estão a humildade, vontade de aprender sempre, garra, disciplina e equilíbrio emocional.

6 – Lucrar não é pecado

Em uma palestra para alunos do MIT ( Instituto de Tecnologia de Massachusetts ), Diniz ressaltou a importância do capitalismo consciente, que é olhar além do lucro puro e simples.

Mas destacou que sem lucro não existe empresa. Então lucrar não é pecado e você precisa sim fazer todo o possível para ter um negócio lucrativo, sem perder de vista sua satisfação pessoal, a satisfaçÃo dos acionistas, a preservação do meio ambiente e sempre entregar valor aos seus clientes.

7 – Processos e pessoas sempre

Para Abilio Diniz, o segredo do sucesso de qualquer negócios dependem de dois pilares que precisam ser muito forte: processos e pessoas. Se tudo está indo bem, é porque você tem bons processos e boas pessoas. Se as coisas não estão indo bem, devemos olhar as mesmas coisas: processos e pessoas.

8 – Todos temos limitações e devemos conhecê-las

Sim! Sempre há algo a melhorar, a aprender e a realizar. Não devemos ser obcecados para não sermos induzidos ao erro. É ser grato por quem você é e buscar ser melhor a cada dia, sem estresse e sem sofrimentos exagerados.

9 – Empreender contribuindo para um mundo melhor

Na visão de Abilio Diniz, empreender é criar algo que agregue valor ao mundo.

Isso não quer dizer que você precisa reinventar a lâmpada. Basta olhar um mercado, mesmo que já empresas atuando neste nicho e pense: Que diferenciais eu poderia agregar a este serviço ou produto que faça sentido para as pessoas? Vou ser igual aos outros ou terei algo de novo para contribuir. Das duas formas dá para empreender.

10 – Ser Feliz

Abilio ensina que só há uma prioridade na vida. Então temos que ajustar todas as outras prioridades para uma única meta que vale a pena: ser feliz.

Se você gostou deste artigo, curta, compartilhe e vamos ajudar a espalhar conhecimento útil no mundo.

Cido Rodrigues

Cido Rodrigues – É administrador de empresas com especialização em Marketing. Se especializou em Life, Executive e Business Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching com certificação internacional pelas Graduate School of Master Coaches, Behavial Coaching Institute (BCI) e Institute Coaching Council (ICC). Fundador e diretor da Spar Comunicação, a Criativitate Comunicação. Fundou em 2013 a Consultoria Negócio Efetivo que visa ajudar empreendedores a saírem da armadilha do "auto emprego" e atualmente, é membro do Conselho do SESI/SENAI, Coodenador no NJE- Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP, e participa ativamente do Rotary, ERN Group entre outras organizações de apoio a negócios e empreendedorismo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Close Panel